Informação de eleitores britânicos exposta por ataque informático
A Comissão Eleitoral britânica identificou a “atividade suspeita” em outubro de 2022, após o que descobriu que os piratas tinham acedido aos seus sistemas pela primeira vez em agosto de 2021.
Um ataque informático realizado por “atores hostis” expôs dados de cidadãos registados no recenseamento eleitoral do Reino Unido entre 2014 e 2022, informou na terça-feira a Comissão Eleitoral britânica.
O organismo detalhou em comunicado que identificou a “atividade suspeita” em outubro de 2022, após o que descobriu que os piratas tinham acedido aos seus sistemas pela primeira vez em agosto de 2021.
Os atacantes “foram capazes de aceder a cópias de referência dos registos eleitorais” que, no momento do ataque, “incluíam o nome e a direção das pessoas que no Reino Unido estivessem registadas para votar entre 2014 e 2022, bem como os nomes dos votantes registados no estrangeiro”, indicou a Comissão Eleitoral.
Shaun McNally, diretora-executiva do organismo, realçou que “o processo democrático do Reino Unido está significativamente descentralizado e os aspetos-chave continuam baseados em documentação”, pelo que “seria muito difícil utilizar um ataque informático para influenciar” eleições.