Infarmed suspende de forma “imediata” distribuição de soros e antibióticos contaminados
Os doentes que estejam a utilizar medicamentos dos lotes em causa não devem interromper o tratamento, mas devem contactar o médico para os substituir.
O Infarmed anunciou esta quinta-feira que determinou a “suspensão imediata” da distribuição de vários lotes de soro glucosado e fisiológico, e também de um medicamento para terapia intravenosa. A decisão foi justificada por ter sido detetada uma contaminação.
O Infarmed explica numa nota divulgada no seu site que foi “detetado um defeito de qualidade referente a uma contaminação cruzada dos recipientes da embalagem primária de medicamentos para perfusão”.
A suspensão abrange um lote de soro glucosado isotónico e outro de soro fisiológico, assim como seis lotes de Metronidazol Iv Braun. Todos os medicamentos pertencem à Braun, que vai proceder à recolha dos lotes.
O Infarmed avisa que “as entidades que possuam estes lotes de medicamento em stock não os podem vender, dispensar ou administrar, devendo proceder à sua devolução”.
A autoridade também informa que os doentes que estão a utilizar medicamentos dos lotes em causa não devem interromper o tratamento, mas devem contactar o médico para os substituir “por outro lote ou um medicamento alternativo”.