IL vai a Belém discutir eleições da Madeira com Marcelo
Encontro com o Presidente da República acontece poucos dias depois das audiências do PSD e do Chega, mas os assuntos divergem. Liberais vão a Belém queixar-se do facto de os madeirenses não terem a possibilidade de votar antecipadamente e em mobilidade.
A Iniciativa Liberal (IL) vai ser recebida esta segunda-feira no Palácio de Belém para uma audiência com o Presidente da República. As eleições regionais da Madeira foram o mote para essa reunião, sendo a inexistência da possibilidade de voto antecipado e em mobilidade o tema que os liberais vão colocar em cima da mesa, disse ao NOVO fonte do partido.
O partido tem vindo a defender o voto antecipado e em mobilidade para estas eleições, que acontecem este ano. Rui Rocha afirma ser “fundamental que os madeirenses que não se encontrem no arquipélago no dia do acto eleitoral e que não tenham a possibilidade de votar no local onde estão recenseados possam exercer o seu direito de voto noutra data”.
“É incompreensível que os madeirenses, numas eleições tão importantes para o seu futuro, não disponham dos mesmos mecanismos para votar de que eles próprios já gozam em outros actos eleitorais. Não há nenhuma razão para esta discriminação eleitoral e não vejo nenhuma razão para que não haja um consenso para que esta alteração seja feita com a maior celeridade, a bem da democracia e da liberdade dos madeirenses”, declarou Rui Rocha aquando da visita à Madeira, pouco depois de ter sido eleito líder da IL.
A audiência com o Presidente foi solicitada pela IL no início de Março, tendo o líder dos liberais revelado esse pedido num artigo de opinião publicado no Expresso. O encontro com o Presidente na segunda-feira acontece dias depois de também o PSD e o Chega terem sido recebidos pelo Presidente da República. Embora os motivos de uns e de outros se distanciem, na conversa de amanhã, a IL não deverá falhar os temas da ordem do dia, como sejam a nuvem da dissolução que paira no ar e a alternativa à governação socialista.