Grupos antimonárquicos vão protestar durante a coroação de Carlos III

O grupo Republic, que deseja abolir a monarquia, acredita que coroação será o “maior momento”, dada a escala do evento e o número de manifestantes que esperam se juntem.

Vários activistas britânicos antimonarquia acreditam que a coroação de Carlos III será “um volte-face significativo” para o movimento, que está a planear um protesto ao longo do percurso da procissão de coroação.

A organização do protesto acredita que este será o “maior momento”, uma vez que são esperados até mil manifestantes.

“Esta é a primeira vez que um grande evento real é directamente confrontado com um protesto desta dimensão”, revelou Graham Smith, líder do Republic, acrescentando que o novo monarca traz uma nova oportunidade para o grupo, que tem registado um aumento de apoio popular e de doações.

“Penso que o dia da coroação será um momento, o maior momento que já tivemos. Quando [a família real] chegar, haverá milhões e milhões a assistir à coroação e, portanto, haverá milhões a observar-nos”, acrescentou.

As sondagens sobre a família real são mistas, mas um estudo recente do YouGov revelou que quase dois terços das pessoas não se importam ou importam-se muito pouco com a coroação.