Governo pode antecipar quarta fase de desconfinamento para sábado
Conselho de Ministros deve deliberar a abertura das fronteiras entre Portugal e Espanha no dia 1 de Maio. Em cima da mesa está igualmente a possibilidade da restauração poder passar a servir almoços e jantares já no fim-de-semana.
A antecipação da entrada em vigor da quarta fase do plano de desconfimanento vai ser debatida em Conselho de Ministros, esta quinta-feira. De acordo com informação veiculada pelo Público, o Governo pondera permitir que a partir de sábado, e não de segunda-feira, 3 de Maio, como estava inicialmente previsto, os restaurantes possam já servir almoços e jantares nas esplanadas a grupos de até seis pessoas e no interior até um limite máximo de quatro elementos.
O mesmo jornal avança, ainda, que 1 de Maio será igualmente a data para a abertura das fronteiras entre Portugal e Espanha, por despacho conjunto do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, e da ministra da Saúde, Marta Temido.
Na quarta-feira, após a 20.ª sessão sobre a situação da covid-19 em Portugal, no Infarmed, em Lisboa, o primeiro-ministro, António Costa, defendeu que o combate à pandemia está a evoluir de forma positiva no país e que as conclusões dos especialistas habilitam o Governo a tomar decisões sobre o plano de desconfinamento.