GNR de Beja faz 400 quilómetros para transporte urgente de órgão e salvar vida no Porto
Viagem foi feita entre o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e o Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Foi ainda feita uma paragem em Lisboa.
O Comando Territorial de Beja da Guarda Nacional Republicana (GNR) percorreu esta segunda-feira mais de 400 quilómetros para fazer um transporte urgente de órgão entre o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, e o Centro Hospitalar e Universitário do Porto, com o propósito de salvar uma vida.
Durante a viagem, a patrulha fez ainda uma paragem para entrega de material biológico no Hospital Curry Cabral, em Lisboa.
“O transporte do órgão em causa foi solicitado pelo Gabinete Coordenador de Colheita e Transplante, tendo uma patrulha iniciado a deslocação pelas 23h55 horas de domingo, fazendo o trajecto com urgência, chegando ao Hospital Curry Cabral em Lisboa às 00h50 e tendo o órgão sido entregue pelas 2h30 no Centro Hospitalar e Universitário no Porto”, escreveu o Comando Territorial de Beja numa publicação no Facebook, na qual é também referido que a GNR transporta, desde 1994, órgãos entre vários centros hospitalares, de norte a sul do país.
“Nesta missão, por regra, a GNR é contactada pela Unidade de Saúde que detém o órgão a ser transportado, e empenha de imediato uma patrulha que se desloca até esta, transportando o órgão nas exigidas condições térmicas até ao seu destino”, pode ainda ler-se.