Gigantes do futebol respondem à nova Champions com Superliga Europeia
A UEFA prepara-se para formalizar o novo formato da Liga dos Campeões. Mas alguns dos maiores clubes europeus parecem preferir uma nova competição.
A UEFA, instituição que tutela o futebol europeu, vai oficializar, esta segunda-feira, o novo formato da Liga dos Campeões. As alterações devem entrar em vigor em 2024, mas o cenário parece estar longe de ser tranquilo.
Alguns dos clubes mais importantes e ricos do mundo chegaram a acordo para concretizar a criação de uma Superliga Europeia, constituída por 20 equipas, 15 das quais por serem membros fundadores permanentes. Segundo informação avançada pela imprensa internacional, como o The New York Times, Real Madrid e Barcelona (Espanha), Juventus e AC Milan (Itália) e Manchester United e Liverpool (Inglaterra) fazem parte desse grupo restrito que pretende declarar “guerra” à UEFA.
Se se confirmar o anúncio da criação desta nova competição à margem das entidades reguladoras, o futebol internacional pode viver momentos muito conturbados: a UEFA e a FIFA já ameaçaram sancionar os clubes que participem em competições não reconhecidas e o jornal inglês The Times assegura que o recurso aos tribunais é uma hipótese.