França: Conselho Constitucional dá luz verde ao decreto-lei que altera a idade da reforma
Sindicatos anunciaram que os protestos vão manter-se nos próximos dias. Macron convidou sindicalistas a irem ao Eliseu esta terça-feira, mas há relutância em aceitar o convite.
O Conselho Constitucional francês validou sexta-feira, 13 de Abril, o aumento da idade da reforma de 62 para 64 anos, que pode ser promulgada pelo Presidente, Emmanuel Macron.
Depois da reunião entre Macron e os parceiros sociais para debater o assunto que há três meses causa uma vaga de protestos nas ruas, que juntou cerca de 3,5 milhões de pessoas em manifestação, o Conselho Constitucional validou o decreto-lei que altera a idade da reforma.
Face à luz verde do Conselho Constitucional, os sindicatos já indicaram que os protestos irão manter-se nos próximos dias, bem como a manifestação prevista para 1 de Maio.
Emmanuel Macron já havia convidado os sindicatos a irem o Eliseu nesta terça-feira, 18 de Abril, ao que um porta-voz da Confederação Geral do Trabalho admitiu à RTP que “se a discussão não se centralizar sobre a anulação do decreto-lei, não iremos”.
O aumento da idade de reforma será feito de forma gradual, até atingir os 64 anos, em 2030.