FIFA suspende Luis Rubiales
O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol foi suspenso provisoriamente, por um período de pelo menos 90 dias. Rubiales está impedido de contactar a jogadora Jenni Hermoso, que beijou sem o seu consentimento durante as celebrações da conquista do Mundial de futebol feminino.
A FIFA anunciou este sábado que suspendeu de forma provisória o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, na sequência do controverso beijo não consentido à jogadora Jenni Hermoso, avança o The Guardian.
”O presidente do Comité Disciplinar da FIFA, Jorge Ivan Palacio, usando os poderes garantidos pelo artigo 51 do Código Disciplinar da FIFA, decidiu hoje suspender provisoriamente Luis Rubiales de todas as atividades relacionadas com futebol ao nível nacional e internacional. Esta suspensão, que é efetiva a partir de hoje, é por um período inicial de 90 dias”, pode ler-se no comunicado da FIFA.
A FIFA refere ainda que Luis Rubiales e outros dirigentes da Real Federação Espanhola de Futebol estão impedidos de contactarem a jogadora Jenni Hermoso e pessoas que lhe sejam próximas.
A decisão da FIFA de suspender provisoriamente Rubiales, surge um dia depois do presidente da RFEF ter descartado demitir-se do cargo devido ao comportamento que teve durante as celebrações da conquista da seleção espanhola de futebol feminino, que no passado domingo se sagrou campeã mundial.
Após a recusa de Rubiales em demitir-se, Jenni Hermoso reiterou que o beijo que o responsável da federação lhe deu não foi consentido.
Durante esta sexta-feira a contestação a Rubiales subiu de tom, com mais de 80 jogadoras da seleção espanhola a anunciarem que não voltam a representar a La Roja enquanto Rubiales e os atuais dirigentes se mantiverem à frente da Real Federação Espanhola de Futebol.
[Notícia atualizada às 14h45]