FIFA pode banir Luis Rubiales por 15 anos

Caso a RFEF não aceite o castigo da FIFA, que pode estender-se até 2038, a proibição seria alargada a todas as seleções e clubes espanhóis a participar em competições afiliadas, o que seria um rude golpe não só na federação espanhola, mas também na própria UEFA, visto que Espanha tem cinco clubes na Liga dos Campeões, dois na Liga Europa e um na Liga Europa Conferência, enquanto o Barcelona é o atual campeão da Liga dos Campeões feminina.

A FIFA deverá banir Luis Rubiales do futebol durante 15 anos – o máximo permitido pelos estatutos –, avança o Daily Mail, citando fontes envolvidas no processo, depois de a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) ter retirado o seu apoio ao presidente do organismo, entretanto suspenso. Os dirigentes da RFEF pediram a Rubiales que se demitisse, com efeitos imediatos, considerando que o comportamento “inaceitável” tinha causado “graves danos à imagem do futebol espanhol”.

O organismo que tutela o futebol mundial já tinha suspenso Luis Rubiales. Na altura, a federação espanhola decidiu manter o seu apoio ao presidente, enquanto aguardava pelo resultado de uma investigação interna sobre o seu comportamento na final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, contra a Inglaterra, quando beijou Jenni Hermoso.

No entanto, a mudança de posição da RFEF surge depois de a FIFA ter ameaçado banir as seleções nacionais e os clubes espanhóis das competições internacionais, caso a federação espanhola não aceitasse o castigo aplicado a Rubiales. Depois de uma reunião de cerca de cinco horas, esta segunda-feira, a RFEF confirmou ter pedido a Rubiales que se demitisse.

Antes de ser suspenso, na segunda-feira, Rubiales deu instruções à RFEF para escrever à UEFA a queixar-se da interferência do governo e a pedir a suspensão da federação, o que significaria que as seleções nacionais e clubes ficariam automaticamente impedidos de participar nas competições europeias. O pedido foi rejeitado pela UEFA, que considerou que a carta não é válida, uma vez que o processo disciplinar está nas mãos da FIFA e Rubiales foi substituído interinamente por Pedro Rocha.

O Daily Mail escreve ainda que o castigo a aplicar a Luis Rubiales deverá ser bastante pesado, depois do seu comportamentou na tribuna, em Sidney, durante a final da competição, em que se agarrou às virilhas, durante os festejos, apesar de estar a poucos metros da rainha Letízia e da filha adolescente.

O comité disciplinar da FIFA recolheu depoimentos de várias testemunhas antes de anunciar a suspensão de Rubiales “de todas as actividades relacionadas com o futebol a nível nacional e internacional”.

Caso a RFEF não aceite o castigo da FIFA, que pode estender-se até 2038, a proibição seria alargada a todas as seleções e clubes espanhóis a participar em competições afiliadas da FIFA, o que seria um rude golpe não só na federação espanhola, mas também na própria UEFA, visto que Espanha tem cinco clubes na Liga dos Campeões, dois na Liga Europa e um na Liga Europa Conferência, enquanto o Barcelona é o atual campeão da Liga dos Campeões feminina.