FC Porto entra a vencer, Boavista bate campeão Benfica no Bessa
Jornada inaugural do campeonato encerra com emoções fortes. Dragões estiveram a perder em Moreira de Cónegos e ainda foram a tempo de dar a volta (1-2). Campeões venciam ao minuto 90, mas saíram derrotados (2-3).
Terminou a 1.ª jornada do campeonato. Nesta segunda-feira, FC Porto e Benfica estrearam-se na Liga 2023/24 com sortes diferentes.
O FC Porto, sem se exibir a um grande nível, deparou-se com um Moreirense recém-promovido que vendeu muito cara a derrota. Os vice-campeões, sem Pepe e Sérgio Conceição, viram-se a perder ao minuto 51 com um golo de Frimpong, mas conseguiram dar a volta com remates certeiros de Toni Martínez (67’) e Wendel (72’). Este último acabaria por ser expulso já nos descontos, mas os três pontos não fugiriam ao FC Porto.
Quando terminou o encontro de Moreira de Cónegos já se jogava o Boavista-Benfica. Os axadrezados começaram melhor e tiveram boas oportunidades. Contudo, uma escapada de Rafa proporcionou um golo fácil a Di María aos 22’.
O jogo parecia controlado por parte do Benfica até à expulsão de Musa, aos 49’, e, logo a seguir, Bozenik empatou com um remate ao segundo poste. Com menos um em campo, o Benfica teve um período de grande fulgor e Rafa faria o 1-2 com uma cabeçada a recarga a um remate de João Neves, desviado pelo guarda-redes João Gonçalves para a barra.
Sobre o minuto 90, depois de uma saída precipitada de Vlachodimos, António Silva cometeu penálti sobre De Santis e Miguel Lourenço, com classe, fez o empate.
No nono minuto de descontos, David Neres teve um disparo que esbarrou na barra. Seria um grande golo, mas não entrou… Acabaria por entrar na baliza contrária quando o eslovaco Bozenik, a grande figura da partida, correu meio campo sozinho para fazer o golo decisivo no frente-a-frente com Vlachodimos – isto aos 90+13’. E o campeão começa assim o campeonato com uma derrota.