Fauci diz que mundo falhou com a Índia. “Estamos todos juntos nisto”
A Índia, que luta agora contra a segunda vaga da pandemia, está a braços com uma crise humanitária.
Anthony Fauci, o principal conselheiro da Casa Branca, disse que os países falharam em prestar uma resposta adequada para prevenir o “trágico” surto de Covid-19 que assola a Índia, apontando o dedo às nações mais ricas.
Em declarações ao The Guardian, Fauci alertou que “a única forma de ter uma resposta adequada a uma pandemia global, é tendo uma resposta global”, algo que, lamentou, não aconteceu.
“Os Estados Unidos aceleraram a sua actividade para ajuda a Índia. Estamos a enviar oxigénio, remdesivir e outros medicamentos. Em breve vamos enviar vacinas”, disse, referindo que considera que “é uma responsabilidade que os países mais ricos têm de assumir”.
“Estamos todos juntos nisto. É um mundo interconectado e há responsabilidades que os países têm uns com os outros”, sublinhou.
A Índia registou 360.960 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, batendo o recorde de contágios registados num dia. Com uma população de 1,3 mil milhões de habitantes, a Índia está a ser assolada pelo SARS-CoV-2, contabilizando já mais de 200 mil mortos.
A situação pandémica no país levou os países ocidentais a mobilizarem-se para ajudar. Portugal já anunciou que vai enviar medicamentos antivirais e oxigénio.