Ex-polícia acusado de asfixiar George Floyd recusa-se a testemunhar em tribunal
Derek Chauvin invocou o direito à quinta emenda, optando por não testemunhar no processo contra si próprio.
O ex-polícia acusado de ter asfixiado o cidadão afro-americano George Floyd em Maio de 2020 e actualmente a ser julgado na cidade de Minneapolis, informou esta quinta-feira o tribunal de que não vai testemunhar no processo.
“Invoco esta quinta-feira o meu direito à Quinta Emenda”, disse Derek Chauvin, referindo-se ao seu direito contra a auto-incriminação, nos termos da Constituição dos Estados Unidos da América (EUA), afirmando que não iria testemunhar no processo contra si próprio.
Perante tal declaração, o juiz Peter Cahill questionou o ex-agente policial: “É esta a sua decisão de não testemunhar?”.
“É, meritíssimo”, declarou Derek Chauvin.
O ex-agente policial, de 45 anos, é acusado da morte do afro-americano George Floyd, caso que desencadeou uma vaga de emoção e de protestos anti-racismo e contra a brutalidade policial em várias cidades norte-americanas e no mundo no ano passado.
Em 25 de Maio de 2020, em plena via pública, Derek Chauvin ficou ajoelhado sobre o pescoço de Floyd durante oito minutos e 46 segundos, asfixiando mortalmente o afro-americano.
Na altura, câmaras de videovigilância e dos telemóveis de vários transeuntes registaram o gesto do então polícia, mas também a frase repetida várias vezes por Floyd: “Não consigo respirar”.
O ex-agente policial declara-se inocente e a sua defesa assegura que George Floyd, suspeito de efectuar um pagamento com uma nota falsa de 20 dólares, morreu de uma overdose associada a problemas cardíacos no momento em que a polícia tentava neutralizá-lo.
O julgamento de Derek Chauvin entrou agora na terceira semana e a defesa, que começou na terça-feira a interrogar as suas testemunhas, deverá encerrar esta quinta-feira esta parte do processo.
O possível ou não testemunho de Derek Chauvin em tribunal era um assunto que vinha a ser alvo de especulação há várias semanas.
As argumentações finais estão previstas decorrer na segunda-feira e, depois de concluídas, o grupo de jurados seleccionado para este mediático julgamento irá retirar-se para deliberar.
O veredicto dos jurados é aguardado para o final de Abril ou início de Maio.