Ex-adjunto de João Galamba entrega telemóvel à comissão de inquérito da TAP

Requerimento de entrega do aparelho de Frederico Pinheiro tinha sido feita por André Ventura. No final da audição o presidente leu um acto de entrega e disse que o telemóvel ficará num cofre.

O ex-adjunto do ministro João Galamba entregou na tarde desta quarta-feira o seu telemóvel à comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão da TAP, depois de o deputado do Chega, André Ventura, o ter requerido.

Num momento inicial, o presidente da CPI, Lacerda Sales, decidiu que o telemóvel seria entregue pelo ex-adjunto do ministro das Infra-Estruturas directamente à Polícia Judiciária (PJ). mas já no final da audição o deputado socialista, que substituiu Jorge Seguro Sanches, comunicou que depois de uma leitura mais atenta do regulamento concluiu que o telemóvel poderia ser entregue directamente aos deputados da CPI, ficando guardado em cofre até ser analisado pela Polícia Judiciária, a fim de serem recuperadas todas as mensagens.

Frederico Pinheiro tinha antes contado que a chefe de gabinete do ministro João Galamba ordenou uma intervenção ao seu telemóvel, tendo para sua surpresa o técnico informático do Ministério das Infra-Estruturas realizado “um apagão” a todo o seu arquivo de mensagens no Whatsapp. Mais: Frederico Pinheiro disse ainda que o Ministério apenas se preocupou em recuperar o computador, mas nunca o telemóvel, que agora ficou à guarda da CPI.