“Eu quero ver o Porto ser campeão, esta alegria, no coração…”
Prefiro destacar as coisas boas primeiro. E digo “eu quero ver o Porto ser campeão”, mais 3 pontos e são mais de 20 jogos seguidos sem perder no campeonato português.
Podia começar este meu desabafo mais uma vez a dizer que há falta de qualidade nas laterais da equipa do Porto e hoje foi bem patente nos primeiros 15/20 minutos de jogo, onde Nanu e Manafá conseguiram cruzar três ou quatro vezes não tendo a bola caindo uma vez na grande área. Além disso, apanharam pela frente duas flechas anulando-se mutuamente e não havendo grandes desequilíbrios por aí. Demos 45 minutos de avanço.
Mas prefiro destacar as coisas boas primeiro. E digo “eu quero ver o Porto ser campeão”, mais 3 pontos e são mais de 20 jogos seguidos sem perder no campeonato português. Falando dos 90 minutos, um jogo muito difícil com o Vitória de Guimarães em campo com um bloco muito baixo a tentar as saídas rápidas no contra ataque para marcar e até tendo duas boas ocasiões para abrir o marcador. Depois disso o Porto pegou no jogo, dominou, controlou, criou e pecou mesmo por não ter marcado mais golos sofrendo até nos últimos minutos desnecessariamente pois podia ter um resultado mais dilatado no marcador.
Como faço sempre, destaco que, para mim, o homem do jogo foi Uribe. Começa a não haver adjectivos para atribuir a este jogador, mais 90 min nas pernas, mais 90 minutos de um ritmo altíssimo, a pautar o jogo quando o tinha que fazer, a levar a bola para a frente quando o tinha que fazer, a fazer tudo como tem de ser feito. Numa escala de 0 a 10, merece 11. Além dele, umas palavras para Marega: é um poço de força que mesmo em altura de Ramadão (para quem não sabe durante o Ramadão é feito um jejum das 4h45 da manhã até às 20h16 do dia 12 de Maio) entrou no jogo com uma palavra para dizer e disse-a.
Marcou o golo da vitória e festejou apontando para a sua pele fazendo alusão ao episódio de racismo que sofreu no D. Afonso Henriques. No futebol, não há lugar para racismo! Como disse há duas semanas, quando estávamos a 7 ou 8 pontos do primeiro lugar, vão ter de levar connosco até ao fim. Agora que estamos a 4 pontos do 1.º, continuo a dizer, vão ter de levar connosco até ao fim, porque mesmo não tendo a equipa nas melhores condições físicas, há uma coisa que nos caracteriza e distingue enquanto clube, e que é muito maior que qualquer jogador ou treinador que vista a nossa camisola. NÓS SOMOS O FUTEBOL CLUBE DO PORTO, NÓS SOMOS GARRA, QUERER E AMBIÇÃO. NÓS VAMOS COM TUDO!!!
PS: o futebol é dos adeptos, o futebol sem público nos estádios é pobre, não faz sentido. Eu digo não à Superliga Europeia, eu digo não às elites. Eu digo sim ao futebol para todos, a preços de bilhetes baixos, a jogos de futebol a horas decentes para que todos os amantes do futebol possam apreciar essa arte. Escrevo isto às 23h30, quando há um jogo que termina às 23h de um dia de semana. Há muito trabalho a fazer no Mundo, mas principalmente em Portugal, pelo futebol mas acima de tudo, por nós adeptos, de todos os clubes!
*Host & MC e adepto do Porto