“Estávamos aborrecidos”: banda britânica grava álbum com inteligência artificial para soar como os Oasis

Banda britânica Breeze utilizou um modelo de inteligência artificial para gravar um álbum com a voz de Liam Gallagher, um dos irmãos dos Oasis.

A banda indie britânica Breeze gravou um álbum com a voz de Liam Gallagher, vocalista dos Oasis, banda que liderou as tabelas de vendas na década de 1990 – tudo com a ajuda da inteligência artificial (IA).

“Estávamos aborrecidos”, enfatizou o grupo na apresentação do álbum “AISIS”, nome que resulta da junção da sigla de inteligência artificial em inglês (AI) com o nome da antiga banda de Liam e Noel Gallagher.

A Lusa revela que foi durante os confinamentos, decretados na pandemia de covid-19, que os músicos aproveitaram para compor oito novas canções inspiradas no som dos Oasis. Mais tarde, utilizaram um modelo de IA para simular a voz de Gallagher.

O resultado motivou excelentes críticas da parte do público e também obteve algum apoio do próprio cantor britânico.

Questionado no Twitter por uma fã se já tinha ouvido o novo álbum dos Breeze, Liam Gallagher referiu que “não ouviu o álbum inteiro, mas ouviu uma música”, e definiu-a como “melhor do que todas as outras coisas por aí”.

Por sua vez, o The Guardian chega mesmo a descrever as oito faixas de “AISIS” como “indistinguíveis” e comparou o som com o terceiro álbum original da banda de Manchester, “Be Here Now” (1997) e o quarto, “Standing on the Shoulder of Giants” (2000).

whB21dr2Hlc