“Estamos a crescer 14% e queremos subir mais até ao fim do verão”
Nuno Martinho, secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, conta, em entrevista ao NOVO, como a região está a crescer.
O que justifica esta capacidade de atrair turistas?
Eu diria que são diversos os fatores que distinguem Viseu Dão Lafões enquanto destino de excelência e bastante atrativo aos olhos de quem nos visita. Desde logo, somos uma região que apresenta uma oferta turística muito diversificada, com propostas para todos os gostos e motivações. Como poucos territórios, dispomos de uma combinação ideal de recursos paisagísticos e hídricos, um dos principais fatores de atração no verão. Se, por um lado, temos serras e espaços naturais de grande valor paisagístico, por outro lado, por toda a região abundam rios e albufeiras de água límpida. A acrescentar a isto, representamos cerca de 50% da oferta termal nacional.
E há uma aposta na natureza?
A nossa proposta turística também é muito forte no que concerne ao turismo de natureza. Contamos com milhares de quilómetros de percursos pedestres homologados, circuitos trail e BTT. Neste âmbito, não podemos esquecer a Ecopista do Dão e a futura Ecopista do Vouga, que em conjunto vão transformar-se num dos maiores corredores verdes da Europa. E também temos sabido aliar o nosso património de elevado valor histórico e cultural a eventos de escala nacional. Tudo isto, sem esquecer que internacionalmente somos cada vez mais reconhecidos e premiados enquanto uma das melhores gastronomias a nível nacional que acompanha com os vinhos de excelência produzidos no Dão, tem atraído turistas.
E de onde vêm? Sobretudo de Portugal ou de fora?
Em termos de dormidas, tradicionalmente Portugal é o principal mercado de origem dos turistas de Viseu Dão Lafões. A nível internacional, destaca-se o mercado europeu liderado por turistas oriundos de Espanha e França, seguido pelos mercados dos Estados Unidos da América, do Reino Unido e do Brasil.
E o que distingue a oferta da região de outros destinos turísticos?
Viseu Dão Lafões é uma região que combina, como poucas, a oferta de turismo natureza, património e cultura, saúde e bem-estar, gastronomia e vinhos. Fruto de um trabalho conjunto entre a CIM e os seus 14 municípios, mas também o Turismo Centro de Portugal, a CVR do Dão e os privados dos sectores do alojamento, da restauração e do ativo, temos conseguido apresentar ao mercado uma proposta de excelência, alicerçada numa oferta turística integrada, acompanhada por uma oferta hoteleira de qualidade internacional, a preços competitivos, aliando um dos principais ativos da nossa região, que são as nossas gentes, a arte de bem receber, tão típica das gentes beirãs. O facto de estarmos localizados no coração de Portugal faz com que Viseu Dão Lafões seja uma região ao alcance dos mercados do turismo interno, interno alargado e outros mercados, que facilmente nos veem como a opção ideal para uma escapadinha de curta duração fora dos grandes centros urbanos.
É para captar mais turistas que lançaram esta campanha? Que metas concretas têm?
A CIM Viseu Dão Lafões, em parceria com os seus municípios, ao longo dos últimos anos tem adotado uma estratégia de promoção turística integrada. Este é o terceiro verão consecutivo em que lançamos uma campanha dedicada a este período. Depois de “O Verão é Aqui” (2021) e “Um Verão sem Comparação” (2022), ”Esta É a Minha Praia” é uma campanha baseada numa época de grande afluência turística, e em que vários recursos da região se destacam, em particular, a natureza, os eventos e o termalismo. Em relação à afluência turística, e comparativamente ao ano passado, estamos a registar uma subida de 14% nos índices estatísticos do turismo, e esperamos, até ao fim do verão, superar estes números, ultrapassando os valores de 2019 (ano de referência).
Que investimento foi feito na campanha?
Neste ano, o investimento direto na campanha de meios é superior a 50 mil euros, estando fora deste valor a participação em eventos temáticos de grande escala.