Donald Trump condenado a pagar 5 milhões de dólares por agressão sexual a escritora

Donald Trump foi condenado a pagar 5 milhões de dólares mas, de acordo com informação avançada pelos média norte-americanos, não enfrenta qualquer pena de prisão como resultado do veredicto civil.

Donald Trump, ex-Presidente dos Estados Unidos, foi condenado num tribunal de Manhattan a pagar 5 milhões de dólares por agressão sexual e difamação à escritora E. Jean Carroll em 1996, de acordo com informação avançada pela Reuters esta terça-feira.

Durante o julgamento, a escritora contou detalhes referentes à agressão sexual, que terá decorrido numa conhecida cadeia retalhista de luxo nos Estados Unidos, e à forma como Trump negou a história. Por seu lado, o ex-Presidente norte-americano sugeriu que Carroll inventou a história para aumentar as vendas de um livro que foi lançado entretanto.

Trump negou todas as irregularidades e, de acordo com a imprensa norte-americana, o empresário não enfrenta qualquer pena de prisão como resultado do veredicto civil.

Em Novembro, Carroll entrou com a acção judicial ao abrigo de um projecto de lei estadual, que abriu uma janela retrospectiva para alegações de agressão sexual, na qual se enquadra a agressão sexual sofrida por E. Jean Carroll, com estatuto de limitação.

Sabe-se que Donald Trump não compareceu no julgamento. Como qualquer réu num processo civil, o ex-Presidente não foi obrigado a comparecer em tribunal para julgamento ou qualquer processo e tem o direito de não testemunhar na própria defesa.