Deputados do PS discordam de João Galamba sobre localização do novo aeroporto

Deputados socialistas, eleitos por Santarém, defendem que o distrito reúne todas as condições para ser “considerado como opção”. Uma resposta ao ministro das Infra-estruturas que descartou essa hipótese por ser “longe” de Lisboa.

Os deputados do Partido Socialista, eleitos pelo círculo de Santarém, defendem, ao contrário do que sugeriu o ministro João Galamba, que o distrito reúne todas as condições para ser “considerado como opção para a futura localização” do novo aeroporto.

Um dia depois de João Galamba ter descartado a hipótese de Santarém receber o novo aeroporto por ser “longe”, os cinco deputados socialistas lançaram um comunicado a discordar do ministro das Infra-estruturas e garantem que, com “total sentido de responsabilidade e de Estado”, respeitam “o tempo de avaliação que cabe à comissão conforme acordado” entre o Governo e o PSD.

O documento é assinado pelo presidente da distrital de Santarém Hugo Costa, mas também pela ex-ministra Alexandra Leitão e os deputados Mara Lagriminha, Manuel Afonso e Francisco Dinis.

Apesar da localização do aeroporto estar a ser avaliada pela comissão técnica independente, João Galamba afirmou, na terça-feira, que Santarém “é longe”. O ministro garantiu, um dia depois, no Parlamento, que o facto de ser “longe” não significa que a opção esteja excluída. Questionado pelo PSD, Galamba defendeu ainda que as declarações que fez não “condicionam os trabalhos” da comissão criada para estudar esta matéria.

Curiosamente, João Galamba foi duas vezes candidato a deputado pelo distrito de Santarém. O agora ministro das Infra-estrturas foi eleito por aquele círculo em 2009 e 2011 por opção do então líder do PS José Sócrates.