Daniel Adrião: “Há ministros que só estão a prejudicar a ação do governo”

“Discurso Direto” é um programa do Novo Semanário e do Jornal Económico em que todas as semanas são entrevistados os protagonistas da política, da economia, da cultura e do desporto. Leia a entrevista ao dirigente socialista Daniel Adrião.

Daniel Adrião, que pertence à Comissão Política Nacional, critica a “teimosia” do primeiro-ministro por não avançar com uma remodelação e considera que há ministros, como João Galamba, Maria do Céu Antunes ou Gomes Cravinho, que já deviam ter sido substituídos “há muito tempo”. Lamenta a falta de “renovação” no governo e no PS e afirma que cada vez mais “o aparelho do partido se confunde com o aparelho do Estado”.

“Qualquer pessoa que tenha o mínimo de razoabilidade percebe que há ministros que não deviam lá estar há muito tempo. Só estão a prejudicar a ação do governo e a contribuir para a falta de coesão dentro do executivo. E também a contribuir para prejudicar a eficácia do governo”, diz, nesta entrevista, o líder da tendência minoritária do PS.

Sobre o futuro do PS, Adrião afirma que Pedro Nuno Santos “é o único candidato a sério à liderança” porque tem “um exército e isso dá-lhe uma vantagem muito grande”, mas pensa que a forma como deixou o governo mostrou que “é um político com fragilidades”. Apesar de estar convicto de que o PS está em condições de ganhar as europeias, Daniel Adrião admite que António Costa possa trocar a liderança do governo por um cargo europeu.

Leia a entrevista na íntegra na edição impressa do NOVO deste sábado, 12 de agosto