CP chega a acordo com sindicato para acabar com greves

Sindicato Nacional dos Maquinistas esteve em greve durante todo o mês de Abril.

A Comboios de Portugal (CP) colocou um ponto final às greves no sector ferroviário, após chegar a acordo com o Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ).

“Fruto de um esforço conjunto entre a administração da CP e o SMAQ, demonstrando a vontade de ambas as partes em resolver o conflito laboral e assegurar a continuidade dos serviços prestados aos passageiros”, alegou a CP em nota enviada à SIC Notícias.

A CP afirmou que este acordo “fortalece a relação com as organizações representativas dos trabalhadores” e agradeceu ao SMAQ “pela disponibilidade e empenho nas negociações, que permitiram chegar a um entendimento satisfatório para ambas as partes e em prol dos interesses dos trabalhadores e da empresa”.

64 dias de comboios parados
Foram suprimidos 60 comboios de 253 programados, a 21 de Abril, entre as 00h00 e as 08h00. Já entre Fevereiro e Março, as greves convocadas por vários sindicatos da CP levaram também à supressão de centenas de comboios por dia.

Entre as reivindicações, recorde-se, estavam “aumentos salariais efectivos”, a “valorização da carreira da tracção” e a melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais e das condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor.

Paralisações afectaram o serviço ferroviário durante 64 dias deste ano, de acordo com o Expresso.