Covid-19. Macron prevê reduzir horário de recolher obrigatório em França
Crianças voltaram esta segunda-feira às creches e escolas primárias, com o regresso prometido para as escolas básicas e liceus marcado para a próxima semana.
O Presidente francês disse esta segunda-feira que o início do recolher obrigatório às 19h00 “é cedo” e o país prepara-se para uma reabertura progressiva em Maio, no entanto, o número de pacientes em estado grave continua a subir.
“Vamos tentar retardar um pouco o recolher obrigatório porque 19h00 é cedo”, disse esta segunda-feira Emmanuel Macron numa visita a uma escola nos arredores de Paris.
Esta segunda-feira as crianças voltaram às creches e escolas primárias, com o regresso prometido para as escolas básicas e liceus marcada para a próxima semana, terminando assim o terceiro período de confinamento.
Até ao fim de Maio, é possível que o Governo autorize ainda a reabertura de locais culturais e esplanadas, mas o recolher obrigatório seria para manter entre as 19h00 e as 06h00, no entanto, o Presidente parece estar a rever este horário.
No entanto, o número de pacientes graves continua a subir, com mais de 6 mil franceses actualmente internados nas unidades de cuidados intensivos. É a primeira vez desde Maio de 2020 que há tantos pacientes em estado grave no país.
Nas últimas 24 horas morreram 400 pessoas devido ao vírus, elevando o número total desde o início da pandemia para 103.287 óbitos.
Já foram vacinadas em França 14.297.308 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19 e quase 6 milhões já tomaram a segunda dose.
A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.109.991 mortos no mundo, resultantes de mais de 147 milhões de casos de infecção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.