Confiança dos consumidores e clima económico recuperam “significativamente” em Abril
Os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços.
Os indicadores de confiança dos consumidores e de clima económico aumentaram “significativamente” em Abril, à semelhança do mês anterior, para níveis do início da pandemia, informou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De acordo com os inquéritos de conjuntura às empresas e aos consumidores, esta quinta-feira divulgados, em Abril o indicador de confiança dos consumidores “aumentou significativamente, à semelhança do mês anterior, aproximando-se do nível observado em março de 2020”.
Quanto ao indicador de clima económico, “aumentou de forma expressiva em março e Abril, superando ligeiramente o nível observado no início da pandemia (Março de 2020)”.
Segundo o INE, o indicador de confiança dos consumidores recuperou de -20,2 pontos em Março para -17,1 pontos em abril e o indicador de clima económico avançou de -0,7 pontos para 1,0 pontos.
Em Abril, os indicadores de confiança aumentaram na indústria transformadora, na construção e obras públicas, no comércio e nos serviços.
Esta evolução, de acordo com o INE, ocorreu num contexto de “abrandamento significativo dos efeitos sobre a saúde pública da pandemia covid-19 face ao observado nos meses anteriores”.
A evolução do último mês do indicador de confiança dos consumidores “resultou sobretudo do contributo positivo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país, tendo as expectativas relativas à evolução futura da realização de compras importantes e da situação financeira do agregado familiar também contribuído positivamente, enquanto as opiniões sobre a evolução passada da situação financeira do agregado familiar registaram um contributo nulo”.
O saldo das expectativas relativas à evolução futura da situação económica do país “aumentou expressivamente” em Março e Abril, após ter diminuído no mês anterior.
Já o saldo de respostas extremas (ser) das perspectivas relativas à evolução futura da situação financeira do agregado familiar aumentou nos últimos três meses, depois da estabilização registada em janeiro.
Para o inquérito de conjuntura de Abril de 2021, os períodos de recolha de informação decorreram entre 1 e 16 (dias úteis), no caso do inquérito aos consumidores, com 1.128 respostas obtidas (entrevistas telefónicas), e entre 1 e 23 no caso dos inquéritos às empresas.