Comprimido da Pfizer para tratar covid-19 pode surgir já em 2021
Farmacêutica iniciou, em Março, um ensaio clínico para testar medicamento contra o novo coronavírus.
O comprimido antiviral da Pfizer contra a covid-19 pode estar disponível até ao final deste ano de 2021, segundo avançou o director-executivo da farmacêutica norte-americana, Albert Bourla, em entrevista à CNBC.
A Pfizer iniciou, em Março, um ensaio clínico para testar este medicamento contra o novo coronavírus, que actua inibindo uma enzima de que o vírus precisa para se replicar nas células humanas.
Caso os testes clínicos forem um sucesso, o medicamento poderá vir a ser distribuído nos Estados Unidos até ao final do ano, segundo apontou o director-executivo.
Além do comprimido, a Pfizer está a testar também a sua vacina em crianças entre os seis meses e os 11 anos. De acordo com as autoridades de saúde pública e especialistas norte-americanos, a vacinação de crianças é crucial para colocar um ponto final na pandemia de covid-19.
Portugal, recorde-se, registou esta quarta-feira mais 572 casos de covid-19 e elevou para 835.563 o total de infecções desde o início da pandemia. Segundo o boletim epidemiológico da Direcção-Geral da Saúde (DGS) há mais três vítimas mortais confirmadas, num total de 16.973 óbitos.