Brasil acorda às escuras devido a apagão geral

15 estados foram atingidos pela queda de energia. Ministro das Minas e Energia deixou Lula da Silva no Paraguai e regressou de imediato ao Brasil.

Um apagão atingiu o Brasil de uma forma generalizada na manhã desta terça-feira (já parte da tarde em Portugal).

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) justificou o apagão em quinze estados com uma ocorrência na rede e que interrompeu 16 mil megawatts de carga. A rede elétrica perdeu, no espaço de 10 minutos, 25,9% da energia.

O apagão começou a sentir-se às 8h31 (12h31, hora portuguesa) tendo começado a normalizar duas horas mais tarde.

O ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, teve de interromper compromissos que tinha, juntamente, com Lula da Silva no Paraguai tendo regressado de imediato ao Brasil.

“Lidero todas as diligências e estou a planear o meu regresso imediato do Paraguai ao Brasil. Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados que determinei o rápido restabelecimento dos serviços assim como o apuramento das causas que levaram à queda de energia”, disse Alexandre Silveira em solo paraguaio.

A oposição a Lula da Silva não perdeu a oportunidade e veio questionar o Presidente do Brasil sobre a queda de energia, um dia depois do presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira, ter renunciado ao cargo.