Benefícios da vacina da AstraZeneca “são superiores aos riscos em adultos”
Agência Europeia do Medicamento (EMA) diz que foram registados casos muito raros de coágulos associados à toma da vacina.
A Agência Europeia do Medicamento (EMA) concluiu esta sexta-feira que os benefícios da vacina da AstraZeneca contra a covid-19 superam os riscos em adultos de todas as idades, tendo sido apenas registados casos muito raros de coágulos sanguíneos associados à toma da vacina.
Além disso, a EMA recomendou ainda a toma da segunda dose a quem já tomou a primeira, sendo administrada entre quatro e 12 semanas depois da primeira dose.
De acordo com o relatório, divulgado pela EMA em conferência de imprensa, “os benefícios da vacinação aumentam com a idade e as taxas de infecção”.
O uso da vacina da AstraZeneca foi restringido na maioria dos países da União Europeia devido a casos raros de trombose relacionados com a sua aplicação, sendo as suas doses administradas apenas a pessoas com mais de 50, 55 ou 60 anos, conforme os países.
Os coágulos sanguíneos, recorde-se, estão igualmente a ser associados aos efeitos secundários da vacina da Johnson & Johnson.
Com Lusa