Bancos facturaram quase dois mil milhões de euros só com juros no 1.º trimestre

Subida dos juros rendeu mais de 10 milhões por dia aos cinco maiores bancos nacionais: Caixa Geral de Depósitos, BCP, Santander Totta, BPI e Novobanco.

Os cinco maiores bancos nacionais: Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Santander Totta, BPI e Novobanco facturaram quase dois mil milhões de euros só com juros no 1.º trimestre do ano e lucraram 920 milhões. Muito se deve pela inversão da política monetária do Banco Central Europeu para controlar o aumento da taxa de inflação.

As contas são feitas pelo ECO que indica que a subida dos juros rendeu mais de 10 milhões por dia aos principais bancos, durante os três primeiros meses do ano. O banco público teve o maior resultado (285 milhões), enquanto o BPI registou o mais baixo (85 milhões).

Por sua vez, as comissões estabilizaram, rondando os 608 milhões de euros, “sendo que o impulso dos resultados surgiu da margem financeira, resultante da diferença entre o que pagam nos depósitos e o que cobram nos empréstimos”, explica o ECO. Já as receitas com juros duplicaram face há um ano, atingindo os 1,99 mil milhões de euros.

O BCP e a Caixa ganharam mais de 600 milhões em margem financeira, aumentando 43% e 130% em comparação com o período homólogo, respectivamente. Mas também no BPI e Novobanco a margem quase duplicou.