Banco Alimentar recolheu mais de 1.719 toneladas de alimentos
Alimentos recolhidos serão distribuídos por cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares.
A campanha nacional do Banco Alimentar Contra a Fome (BA), que decorreu este fim-de-semana, recolheu mais de 1.719 toneladas de alimentos, numa campanha que contou com a colaboração de 40 mil voluntários, em mais de 2 mil superfícies comerciais de 21 concelhos e regiões.
“A quantidade de produtos doada atesta uma vez mais a solidariedade dos portugueses que, apesar do contexto inflacionista e das dificuldades que afectam muitas famílias, aderiram”, refere o BA, em comunicado.
“A nossa palavra é de gratidão a todos quantos aceitaram o convite do Banco Alimentar da sua região e doaram tempo, sendo voluntários, ou alimentos, partilhando o que compraram para as suas casas, para as suas mesas”, referiu a presidente da Federação Portuguesa dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet.
Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.600 instituições de solidariedade social, que os vão entregar a cerca de 400 mil pessoas com carências alimentares comprovadas.
Além desta campanha, vai ser ainda possível contribuir, até 14 de Maio, através de vales nos supermercados e da plataforma electrónica www.alimentestaideia.pt.
Em 2022 foram distribuídas 28,9 mil toneladas de alimentos, por 21 bancos alimentares, equivalentes a um valor global estimado superior a 44,2 milhões de euros.