Avião em que seguia Prigozhin terá sido abatido por Moscovo
Líder do Grupo Wagner fazia a viagem entre Moscovo e Sampetersburgo, a bordo de um voo particular. Canais no Telegram afetos ao grupo de mercenários dizem que o avião terá sido abatido pelo Ministério da Defesa russo.
O Ministério das Emergências russo anunciou hoje que caiu um “avião particular Embraer Legacy” que fazia a ligação entre Moscovo e Sampetersburgo. O avião caiu perto da vila de Kuzhenkino, na região de Tver.
“Havia dez pessoas a bordo, incluindo três tripulantes. Segundo informação preliminar, morreram todos a bordo”, pode ler-se na mensagem publicada no Telegram do ministério russo.
Segundo a Rosaviatsiya, a Autoridade da Aviação Civil russa, Yevgeny Prigozhin, líder do Grupo Wagner, seguia a bordo. O organismo está a conduzir uma investigação ao sucedido.
No entanto, nos canais de Telegram afetos ao Grupo Wagner corre a informação de que o avião onde seguia o líder terá sido abatido por sistemas de defesa antiaérea do Ministério da Defesa russo.
Segundo relatos no local, ouviram-se duas explosões características de sistemas de defesa antiaérea imediatamente antes da queda do avião. Vídeos registados no momento – cuja veracidade não foi ainda possível verificar – mostram rastos de fumo no céu, que pertencerão aos mísseis antiaéreos.