António Costa anuncia reunião com João Galamba nesta terça-feira

Primeiro-ministro disse à RTP que não tem o “menor indício de que o ministro tenha procurado esconder o que quer que seja”. E garante que não tomou qualquer diligência na intervenção do SIS para recuperar o computador levado pelo ex-adjunto de Galamba.

O primeiro-ministro, António Costa, disse nesta segunda-feira, em declarações à RTP, que irá reunir-se na manhã desta terça-feira com o ministro das Infra-Estruturas, João Galamba. Na agenda estará a polémica que envolve o recurso ao SIS para recuperar o computador portátil do ex-adjunto Frederico Pinheiro, que acusou Galamba de ter omitido notas da reunião com a ex-CEO da TAP, Christine Ourmières-Widener, o que foi negado no sábado pelo governante.

“Não tenho o menor indício de que o ministro tenha procurado esconder o que quer que seja”, disse António Costa à RTP, procurando esvaziar mais uma crise política que envolve o seu primeiro executivo de maioria absoluta.

No mesmo tom, pouco antes, o Observador publicou respostas a perguntas enviadas ao gabinete do primeiro-ministro, nas quais Costa confirmou que João Galamba “deu o alerta pelo roubo do computador com documentos classificados”.

Quanto à sua própria intervenção no caso, o primeiro-ministro alegou que “não tinha de ser informado” e não “tomou qualquer diligência” junto da secretária-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa no que toca à intervenção do SIS para recuperar o computador.