Ana Varges Gomes assume direção clínica do centro hospitalar do Algarve

Presidente do conselho de administração substitui interinamente Horácio Guerreiro até que seja nomeado um novo diretor clínico.

Ana Varges Gomes, presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA), assume interinamente as funções de diretora clínica, semanas depois de Horácio Guerreiro se ter demitido do cargo alegando cansaço, mas também uma “dessintonia” relacionada com a alocação de recursos para o bloco de partos de Portimão.

Não tendo sido nomeado até agora o seu substituto, o conselho de administração decidiu que será a presidente, Ana Varges Gomes, a exercer interinamente essas funções, até “à nomeação definitiva de outro diretor clínico pela tutela”, por forma a “assegurar o normal funcionamento da instituição”, lê-se numa comunicação interna a que o NOVO teve acesso.

No email enviado esta quarta-feira, o conselho de administração, cujo mandato terminou em dezembro, adianta que as nomeações feitas sob proposta do então diretor clínico, designadamente as direções de departamento e de serviço, se mantêm “nos exatos termos”.

Exceção para os adjuntos da direção clínica, “cuja nomeação cessa com efeitos imediatos”, tendo sido nomeados para esses cargos cinco novos profissionais.

As delegações de competências na presidente do conselho de administração do CHUA produzem efeitos a partir de segunda-feira, dia 8, e vigoram até à nomeação do novo diretor clínico.

Questionado pelo NOVO, o centro hospitalar informa apenas que o conselho de administração delegou as funções da direção clínica em Ana Varges Gomes, “de acordo com o previsto na lei”.