Alvarez & Marsal inicia operação em Portugal com aposta na área financeira
Consultora norte-americana também vê oportunidades nos sectores das infra-estruturas e energia e no sector público. É liderada por Mário Trinca e tem o ex-CEO do Novobanco António Ramalho como consultor
A consultora de gestão norte-americana Alvarez & Marsal abriu escritório em Portugal, mercado onde já tem desenvolvido actividade, e vai apostar na área financeira, mas também vê oportunidades nas infra-estruturas, na energia e no sector público.
O escritório português da Alvarez & Marsal é liderado por Mário Trinca – que tem 30 anos de experiência em consultoria, especialmente na área financeira, tendo sido sócio da consultora EY e trabalhado com a Accenture – e conta com António Ramalho, ex-presidente executivo do Novobanco, como consultor sénior.
A Alvarez & Marsal já trabalhou em Portugal, para o Novobanco, para quem fez a avaliação das vendas de activos imobiliários.
Na apresentação, Mário Trinca destacou o percurso de António Ramalho na área financeira, mas também nos transportes e infra-estruturas. “Tem um conhecimento profundo do país. Queremos capitalizar esse conhecimento”, disse.
O primeiro foco da Alvarez & Marsal será o sector financeiro, em que está já a falar com os sete maiores bancos do sistema, mas também pretende trabalhar no sector das infra-estruturas, que irá beneficiar de investimentos.
“Também estamos atentos à energia, não descurando o sector público”, disse o managing director da Alvarez & Marsal Portugal.
“Vejo muito o sector público como um grande backoffice do país. Acredito que há muitas oportunidades de transformação digital”, explicou.
A Alvarez & Marsal vai inicialmente oferecer serviços nas áreas de transformação digital, serviços financeiros, avaliação e reestruturação, esperando evoluir, a prazo, para uma oferta que inclua áreas como as de disputas e investigação, consultoria em transacções, consultoria em reestruturação financeira, private equity e questões ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG, na sigla em inglês), desenvolvidas em Espanha.
“Há oportunidades no processo de transição energética”, referiu Arturo Derteano, managing director da Alvarez & Marsal Espanha.
Actualmente, a equipa é constituída por duas pessoas, mas Trinca informou que foi aberto um processo de selecção de 11 profissionais. Prevê aumentar o número de elementos da equipa até 50.
Mário Trinca disse também que o modelo da Alvarez & Marsal se diferencia pelo nível de senioridade das equipas alocadas aos projectos.