Alexis Tsipras renuncia liderança do Syriza após derrota eleitoral na Grécia

Em causa está a pesada derrota nas eleições legislativas do último domingo, 25 de Junho.

Alexis Tsipras abandonou hoje a liderança do partido de esquerda Syriza, após uma amarga derrota nas últimas eleições legislativas da Grécia, no domingo, 25 de Junho, avança a agência Reuters.

“Chegou o momento de começar um novo ciclo”, disse Tsipras numa mensagem em vídeo, acrescentando que é necessária uma reforma do partido. “O resultado negativo pode – e deve – tornar-se o início deste ciclo”, afirmou.

No acto eleitoral de domingo, o líder conservador Kyriakos Mitsotakis, de 55 anos, obteve a maioria absoluta (40,5%) e reelegeu-se primeiro-ministro da Grécia. Já Tsipras, ficou perto dos 17%.

Deixando o cargo para preparar o caminho para as eleições para um novo líder do partido, Tsipras garante que não irá candidatar-se: “Esta viagem teve compromissos, decisões difíceis e atritos, mas foi uma jornada que deixou uma marca na história”, concluiu.

Em 26 de Janeiro de 2015, num período fortemente marcado pela crise económica da Grécia, Alexis Tsipras foi empossado como primeiro-ministro para um mandato de quatro anos. Posteriormente, e desde as últimas eleições em Julho de 2019, que perdeu para Mitsotakis, tornou-se o Líder da Oposição Principal.