Alexandra Carvalho vai assumir presidência da Transtejo/Soflusa

A até agora secretária-geral do Ministério do Ambiente e Acção Climática sucede a Marina Ferreira e inicia funções a 13 de Abril. Alexandre Santos vai ser o novo administrador financeiro.

Alexandra Carvalho vai assumir a presidência da Transtejo/Soflusa, anunciou esta terça-feira o Governo num comunicado publicado no site oficial.

Os ministérios do Ambiente e da Acção Climática e das Finanças indicaram Alexandra Carvalho, até agora secretária-geral de Duarte Cordeiro, para o conselho de administração da empresa de transporte fluvial. Alexandre Santos foi nomeado administrador financeiro.

Segundo as tutelas, os dois nomes já receberam parecer favorável da CReSAP e iniciam funções esta quinta-feira, dia 13 de Abril.

“O terceiro elemento do conselho de administração da empresa será indicado em breve”, lê-se ainda no comunicado.

Alexandra Carvalho foi até agora secretária-geral do Ministério do Ambiente e da Acção Climática, para onde foi nomeada a 27 de Junho de 2018, cargo que ocupava, em regime de substituição, desde 2014.

Foi directora do Fundo Ambiental por inerência de funções, desde 1 de Janeiro de 2017, e antes disso era directora do departamento de relações internacionais do então Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território. Em 2007 e em 2021, coordenou a participação do ministério na Presidência Portuguesa da União Europeia.

Já Alexandre Santos, que terá a seu cargo o pelouro da área financeira, foi vogal do conselho de administração do Organismo de Produção Artística, entre 2019 e 2022. Antes disso, foi vogal do conselho de administração da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, entre 2013 e 2019.

Alexandra Carvalho sucede Marina Ferreira, que pediu a demissão no mês passado, depois de o Tribunal de Contas ter chumbado um visto prévio a um contrato para a aquisição de baterias para navios eléctricos.