A nova Liga 3 de uma ponta à outra
Competição vai ocupar lugar do Campeonato de Portugal.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou na semana passada uma nova competição, a Liga 3, que vai ocupar o espaço que pertence, actualmente, ao Campeonato de Portugal, que desce de categoria. O formato promete espectáculo até ao fim e vai arrancar já na próxima temporada, em 2021/22.
Em relação à composição, a primeira fase desta nova prova vai dividir as 24 equipas – 22 do Campeonato de Portugal e duas despromovidas da 2.ª Liga – em duas séries de 12 (Norte e Sul). Os quatro primeiros classificados da cada série seguem para o apuramento de campeão, referente ao título em questão e aos emblemas que vão subir de escalão. Nesta fase, uma das séries será composta pelo 1.º e 4.º classificado da Série A e o 2.º e 3.º classificado da B. A outra série é exatamente oposta. Será disputada a duas voltas e no fim os dois primeiros classificados sobem à 2.ª Liga e disputam, entre si, a final e o título de campeão da Liga 3. Os segundos classificados vão a um play-off e o vencedor irá disputar uma liguilha com o antepenúltimo classificado da 2.ª Liga.
Ainda na segunda fase, os outros 16 clubes vão lutar pela manutenção a duas voltas depois de serem divididos em quatro séries, duas com o 5.º, 7.º, 9,º e 11.º e as outras com o 6.º, 8.º, 10.º e 12.º. Vão, também, começar com pontos já atribuídos, consoante a classificação, varia entre oito e um pontos, do 5.º para o 12.º respectivamente, mas na mesma série a diferença nunca será superior a sete pontos. E em cada série, o último desce ao Campeonato de Portugal, sendo que depois sobem quatro clubes dessa prova à Liga 3.