A agenda de Lula na visita a Portugal
Presidente brasileiro aterra esta sexta em Lisboa para uma visita oficial de cinco dias. Fazem parte do roteiro a 13.ª cimeira luso-brasileira, encontro com empresários em Matosinhos e a entrega do prémio Camões a Chico Buarque.
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, aterra esta sexta-feira em Lisboa para uma visita oficial de cinco dias com uma agenda intensa. Esta inclui, mas não só, a deposição de flores junto ao túmulo de Camões; a cimeira luso-brasileira, onde serão assinados cerca de 13 acordos, e ainda encontros com o Presidente e o primeiro-ministro portugueses.
Segundo informação divulgada pela Presidência da República, apesar de Lula aterrar em Lisboa esta sexta-feira, o programa oficial da visita começa no sábado, dia 22.
22 de Abril
Nesse dia, a visita arrancará com uma cerimónia de boas vindas com honras militares na Praça do Império, em Lisboa; depois prosseguirá com a deposição de flores junto ao túmulo de Camões e uma outra breve cerimónia no interior do Mosteiro dos Jerónimos.
Depois Lula reúne-se com o homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, a que se segue um encontro ampliado de delegações e um almoço com o primeiro-ministro, António Costa.
Já ao final da tarde, o chefe de Estado brasileiro marcará presença na 13.ª cimeira luso-brasileira, no Centro Cultural de Belém. Na Cimeira, serão assinados pelo menos 13 acordos bilaterais em diversas áreas.
O dia termina com um jantar de Estado oferecido pelo Presidente português no Palácio da Ajuda.
24 de Abril
Na segunda-feira, dia 24 de Abril, Lula da Silva irá a Matosinhos, no Porto, para participar no Fórum empresarial Portugal-Brasil, onde terá a companhia de Costa. O evento é organizado em conjunto pela Aicep e pela agência brasileira Apex.
À tarde, após viagem de volta a Lisboa, Lula e Marcelo Rebelo de Sousa farão a entrega do prémio Camões, de 2019, ao cantor e compositor Chico Buarque, no Palácio de Queluz.
25 de Abril
Finalmente, no quinto e último dia de visita oficial a Portugal, a 25 de Abril, o chefe de Estado brasileiro vai ser recebido no Parlamento, pelas 10 horas da manhã, onde será homenageado numa sessão solene e fará um discurso. Isto, antes da sessão solene comemorativa da revolução, que está marcada para as 11h30.
Depois, Lula da Silva e a delegação brasileira embarcam para Madrid, em Espanha.