José Carlos Lourinho, editor do Jornal Económico
Bom dia. Este é o seu JE Diário
Bom dia, este é o seu JE Diário desta quarta-feira, 12 de julho de 2023.
Na manchete da edição de hoje temos a Jornada Mundial da Juventude, que ainda nem começou mas em Lisboa já se fazem contas à ressaca da festa que vai trazer o Papa Francisco à capital. A fatura da limpeza custa seis milhões de euros e o jornalista João Santos Costa ouviu Carlos Moedas sobre os preparativos.
Esta semana também promete desenvolvimentos muito interessantes naquele que promete ser um dos mais importantes negócios de media em Portugal: a resposta à provável entrada de Cristiano Ronaldo no capital da Cofina Media chegou via CMVM através da Media Capital. O grupo de Mário Ferreira continua na luta para adquirir a dona do “Correio da Manhã”.
O plano de voo da CPI à gestão da TAP passa agora pelos ajustes ao relatório da Comissão que tanta polémica está a gerar e até já começa a causar mossa entre os deputados do PS e o próprio Governo. Nesta edição, conheça ao detalhe mais algumas propostas dos partidos da oposição para ajustar aquilo que a relatora já disse não ser “um diário da CPI”. Este será também o tema em destaque em mais uma edição do podcast do JE “Maquiavel para Principiantes”, da autoria do especialista em comunicação, Rui Calafate.
Os números da economia paralela “continuam a subir para números recorde” e a explicação pode estar no facto de 1/3 dos Inspetores Tributários não estarem a realizar funções inspetivas. Nesta edição, leia a entrevista da subdiretora do JE, Lígia Simões, a Nuno Barroso, presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT).
As respostas a todas as perguntas sobre a política monetária e a evolução do inflação que norteia (e vai continuar a marcar nos próximos anos) as decisões dos bancos centrais foram respondidas ao jornalista André Cabrita-Mendes por parte do diretor de Negócios da BlackRock Portugal. A maior gestora de ativos do mundo perspectiva as próximas decisões do BCE e elogia a estabilidade política e económica de Portugal.
E quanto vai custar a fatura de inserir a Suécia na NATO? Essa é uma questão que ainda está por responder apesar de ainda decorrer a cimeira da NATO. O jornalista António Freitas de Sousa tem os olhos postos na Lituânia e conta-lhe tudo sobre o processo que pode levar a Ucrânia a entrar na organização.
Por fim, não perca a antevisão do que vai estar na atualidade esta quarta-feira, com o Topo da Agenda elaborado por Isabel Patrício, bem como a opinião assinada por Albano de Melo e Edmundo Alves.
Leia estas e outras histórias neste JE Diário e em www.jornaleconomico.pt. Amanhã, quinta-feira, teremos mais uma edição do JE Diário, com toda a informação de que necessita para começar bem o dia. Até lá, em nome de toda a equipa, desejo-lhe uma excelente quarta-feira.
|