Boa ou má moeda: as escolhas do NOVO



As boas

Volodimir Zelenski

Poupado a discursar para os deputados do PCP, com dificuldades em camuflar o apoio à invasão do seu país, o Presidente ucraniano dirigiu-se à Assembleia da República em mais um passo da ofensiva diplomática em que se tornou perito. Ao ponto de exigir cada vez mais e melhor material de guerra ao Ocidente.

Elon Musk

O homem mais rico do mundo terá motivos menos abnegados do que a pura defesa da liberdade de expressão. Algo que não invalida que a sua oferta pública de aquisição do Twitter tenha o mérito de fazer tremer a máquina de supressão de opiniões conservadoras em que as big tech se foram convertendo.

As más

João Leão

O antigo ministro das Finanças nega qualquer intervenção na transferência de cinco milhões de euros para o Iscte. No entanto, não pode ignorar que o facto de o avultado financiamento ter sido concedido pelo “seu” ministério se torna problemático a partir do momento em que passou a ser vice-reitor dessa instituição.

Vladimir Putin

Cada dia que persiste o suplício de Mariupol, praticamente varrida do mapa, mais não se pode ignorar o carácter criminoso do regime russo. Mesmo sem ser uma novidade, após Grózni e Alepo, a destruição da cidade ucraniana, onde viviam quase 500 mil pessoas, faz de Putin sinónimo de cinzas e de sangue.

Ler mais