Boa ou má moeda: as escolhas do NOVO



As boas

Volodimir Zelenski

Muito pressionado pela ofensiva russa no leste, Zelenski teve vitórias na frente diplomática. Não só a aprovação do novo pacote de sanções da União Europeia traz cortes na importação de petróleo russo como da Casa Branca vieram garantias de mísseis mais avançados e a recusa de cedência de território ucraniano.

Luís Montenegro

Nem a abstenção (com destaque para o eixo Lisboa-Cascais) retira mérito à categórica vitória do antigo líder parlamentar do PSD. Com 72,48% dos votos, recorde em eleições directas disputadas, Montenegro garante legitimidade para unir e mobilizar um partido há muito em quarto minguante.

As más

Luísa Salgueiro

O bater de porta da Câmara do Porto leva a que a liderança da Associação Nacional de Municípios possa tornar-se muito amarga para a edil socialista de Matosinhos. Sobretudo se outros autarcas se juntarem a Rui Moreira no protesto contra a delegação de competências sem acréscimo de financiamento.

Vladimir Putin

Prossegue uma corrida contra o relógio, pois o efeito interno da morte de muitos milhares de soldados enviados para invadir a Ucrânia é mais facilmente controlável do que as perdas de muitos milhões de euros sofridas pelos oligarcas que o apoiam. As sanções em curso arriscam-se a ser o calcanhar do Kremlin.

Ler mais