Mergulhe de cabeça nestas piscinas

Infinity pools com vista para o mar dos Açores ou para o Douro, piscinas olímpicas para atletas, piscinas aquecidas para friorentos, de água salgada ou que mudam de cor. Damos-lhe um roteiro das melhores piscinas pelo país fora.



Farmhouse of The Palms
São Brás de Alportel

Não há uma cor certa para a piscina da Farmhouse of the Palms, em São Brás de Alportel, e esse é um dos muitos encantos do lugar. À primeira vista e à sombra, os azulejos parecem pretos. Mas conforme a luz do sol, a piscina vai ganhando tonalidades de azul diferentes, a convidar a mergulhos e fotografias. O bed & breakfast de Frank e Véronique Persyn é um verdadeiro oásis no interior algarvio. O casal belga percorreu 150 casas no Algarve e em 2013 encontrou este espaço com quase 300 anos - “amor à primeira vista” para eles e também para quem os visita. Depois de obras de remodelação, a Farmhouse of The Palms abria ao público em 2014. Hoje, tem sete suítes ideais para quem quer ficar longe da costa. Afinal, o Algarve não é só praia. Também é piscina.

+ info em www.farmhouseofthepalms.pt. Piscina só para hóspedes. Quartos a partir de 190€ em época média

Arribas Sintra Hotel
Sintra

Na Praia Grande, a piscina oceânica do Arribas Sintra Hotel, com 100 metros de comprimento, é uma das maiores da Europa de água salgada, com espaço para toda a gente, hóspedes e curiosos. A temperatura da água e o tempo incerto de Sintra talvez sejam o único senão neste cenário digno de filme. Aliás, algumas das cenas do filme de 1982 “O Estado das Coisas”, de Wim Wenders, são passadas aqui. Na altura, o hotel estava fechado para obras e a piscina estava vazia. Agora, e desde 9 de Abril, está aberta ao público. A água vem directamente do mar e há duas pranchas de saltos para quem se atrever. Os miúdos também têm direito à sua própria piscina, bem mais pequena, claro. Os hóspedes não pagam entrada, mas qualquer visitante é bem-vindo com tarifas adaptadas à época do ano e ao horário - a partir das 16h00 paga-se só meio bilhete.

+ info em arribashotel.com. Maio e Junho com entradas a 12 euros (dias úteis) e 14,5 euros (fim-de-semana)

H2otel
Unhais da Serra

Tal como o nome indica, a água é o principal elemento deste hotel no Parque Natural da Serra da Estrela, com termas, fisioterapia em meio aquático e um espaço Aqualudic que é praticamente um parque aquático no meio do hotel. Não há escorregas, mas há piscinas para todos os gostos e membros da família: de água quente, interiores e exteriores, e até cascatas. Também há um circuito com sauna, banho turco e hammam. Enfim, tudo o que precisa para ir a banhos com todo o conforto e em qualquer temperatura, mesmo no Inverno. Aliás, essa talvez seja a melhor altura para mergulhos, com neve lá fora.

+ info em h2otel.pt. Piscinas só para hóspedes, tarifas a partir de 180 euros

Grande Hotel do Luso
Luso

A piscina olímpica do histórico Grande Hotel do Luso, inaugurado em 1940, é um paraíso para nadadores. Aliás, é bastante procurada por atletas durante o ano inteiro e tem nas redondezas um centro de estágios que recebe várias equipas. A dois quilómetros do hotel, o centro foi construído de raiz para o Euro 2004 e foi aqui que se instalou a selecção da Suíça. A piscina, que em tempos se chamou Piscina Monumental do Luso, é o ex-libris do hotel arquitectado por Cassiano Viriato Branco, com duas pranchas de saltos de três metros. No ano passado, aproveitando os dois meses em que o hotel esteve encerrado, foram feitas pequenas obras de manutenção e está ainda mais bonita.

+ info em hoteluso.com. Piscina só para hóspedes, preços a partir de 72 euros

White Exclusive Suites & Village
São Miguel

Já foi mencionado pela Forbes como um dos sítios mais cool para visitar e uma das culpadas é a infinity pool. Apesar de não ser muito grande, impressiona qualquer um e confunde-se com o mar dos Açores. Na costa sul da ilha de São Miguel, o hotel de Catarina e João Reis abriu em 2017, com Santorini a servir de inspiração para a recuperação deste antigo solar em cima da falésia, numa baía de rocha vulcânica. Como se não bastasse todo este cenário, a piscina é aquecida, para de lá nunca mais querer sair.

+ info em www.whiteazores.com. Piscina só para hóspedes, preços a partir de 210 euros

Sheraton Cascais Resort
Cascais

O brunch do Sheraton de Cascais tornou-se popular em Verões passados. Mais que pela comida, pelo acesso à piscina aos fins-de-semana, principalmente para quem não saiu da cidade e quer evitar filas de trânsito para a praia. Em Abril, o brunch voltou a ser servido no hotel aos sábados e domingos, entre as 12h30 e as 16h00. Com lugares limitados, está sujeito a reserva através do site do hotel. O menu conta com quatro tábuas - pequeno-almoço, entradas, quentes e sobremesas - e bebidas como um sumo do dia e uma taça de espumante. Os miúdos também têm um menu com creme de legumes e linguini à bolonhesa. O mais difícil é conjugar a digestão com os mergulhos na enorme piscina, rodeada por um jardim.

+ info e reservas em www.sheratoncascaisresort.com. Brunch e piscina 39 euros para adultos e 19,50 euros para crianças dos 5 aos 9 (até aos 4 anos, as crianças não pagam)

Arriba
Guincho

A piscina do Arriba, no Guincho, perto da praia da Água Doce e do forte da Cresmina, é um clássico de Verão. A imagem de marca é a estátua de uma foca de costas para o mar, que todos os anos resiste aos Invernos rigorosos. O restaurante está aberto ao público o ano inteiro, mas a piscina só reabre mesmo na época balnear. De água salgada, é um óptimo sítio para pôr em prática as braçadas que dificilmente conseguiria dar no mar do Guincho. Mesmo sem mergulhos, é um excelente sítio para ficar a tarde inteira a ler numa espreguiçadeira com vista para a praia, até ao pôr-do-sol.

+ info em casadomarques.pt. Os preços da piscina para 2021 serão anunciados em breve

Quinta de Ventozelo
São João da Pesqueira

No vastíssimo universo de infinity pools com vista para o Douro e para as vinhas, a Quinta de Ventozelo está no pódio. São 400 hectares de herdade, 200 dos quais de vinha, a pintar a paisagem de verde. Com 500 anos de história (é uma das mais antigas do Douro) e numa zona que é património da humanidade, tem 29 quartos espalhados por vários edifícios, alguns dos quais já tiveram outra função, como os dois quartos em antigos balões de armazenamento de vinho. O restaurante do hotel, a Cantina de Ventozelo, com curadoria do chef Miguel Castro e Silva, está aberto a não-hóspedes, tal com outras actividades de enoturismo. O vinho é o protagonista aqui, mas se quisermos falar de água, a quinta orgulha-se de ter “a mais bonita piscina do Douro”.

+ info em quintadeventozelo.pt. Piscina exclusiva para hóspedes, preços a partir de 140 euros na época baixa

Ler mais
PUB