O Presidente ucraniano lamentou que o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, esteja a tentar “fazer concessões diplomáticas” nas negociações com o líder russo, Vladimir Putin.
“Não devemos procurar uma saída para a Rússia, e Macron está a fazer isso. Em vão”, lamentou Volodimir Zelenski durante uma entrevista ao canal de televisão italiano RAI.
“Sei que ele quer obter resultados na mediação entre a Rússia e a Ucrânia. Mas não obteve nenhum”, disse, referindo-se à estratégia de Macron, acrescentando: “Até que a Rússia queira e entenda que precisa (terminar a guerra), não procurará nenhuma saída”.
Zelenski lembrou que Macron disse na segunda-feira que, para acabar com a guerra na Ucrânia, a paz terá de ser construída sem “humilhar” a Rússia. Na opinião do líder ucraniano, o chefe de Estado francês “não precisa de fazer concessões diplomáticas” a Moscovo.
Para Volodimir Zelenski, não é “correcto” permitir que Putin “salve a face” num momento em que os russos ainda estão a tentar assumir o controlo do sul e do leste da Ucrânia.