World Press Photo: as fotografias regionais vencedoras... e uma delas será a Foto do Ano

Júri do mais importante concurso de fotojornalismo do mundo escolheu temas marcantes de 2022, incluindo os “negligenciados pelos grandes média”. Vencedores mundiais conhecidos a 20 de Abril.

A guerra na Ucrânia, os protestos históricos no Irão, a realidade no Afeganistão controlado pelos talibãs e as muitas faces da crise climática ao redor do mundo são alguns dos temas vencedores da competição regional do World Press Photo 2023, anunciou esta quarta-feira a organização.

Os 24 vencedores regionais e seis menções honrosas — que cobrem histórias da linha da frente do conflito, cultura, identidade, migração, memórias do passado perdido e vislumbres de futuros próximos e distantes — foram escolhidos entre mais de 60 mil inscrições de 3.752 participantes de 127 países.

O World Press Photo está dividido por África, Ásia, Europa, América Central e do Norte, América do Sul, sudeste da Ásia e Oceânia. E vai anunciar, a 20 de Abril, os vencedores globais nas quatro categorias, escolhidos entre os regionais, incluindo a Foto do Ano.

Confira aqui as fotografias finalistas.

Ler mais