UE já desembolsou 34 mil ME em ajudas a 130 países no combate à pandemia

Comissão Europeia adianta ainda esperar alocar pelo menos mais 12 mil milhões de euros.



A União Europeia (UE) já desembolsou 34 mil milhões de euros em ajudas a mais de 130 países parceiros e de baixo rendimento para combate à pandemia de covid-19. Em comunicado, a Comissão Europeia adianta ainda esperar alocar pelo menos mais 12 mil milhões.

“Desde o início de 2020, a UE, os seus Estados-membros e as instituições financeiras europeias, no âmbito da iniciativa Equipa Europa, desembolsaram 34 mil milhões de euros em apoio aos países parceiros para enfrentar a pandemia e as suas consequências”, anunciou esta quinta-feira a Comissão Europeia.

O executivo comunitário, que assinala que esta verba “já excede de longe os 20 mil milhões de euros inicialmente prometidos pela Equipa Europa”, acrescenta que os compromissos chegam já aos 46 mil milhões de euros.

Ao terreno, até Abril, chegaram já 34 mil milhões, montante que inclui 1,8 mil milhões de euros em resposta de emergência às necessidades humanitárias, 6,3 mil milhões de euros no reforço dos sistemas de saúde, água e saneamento e 25,8 mil milhões na mitigação das consequências sociais e económicas da pandemia.

Ler mais
PUB