Ucrânia tem estatuto de candidata mas processo de adesão à UE pode arrastar-se durante anos

Há Estados-membros que mostram resistência à entrada de novos membros e alguns temem que o alargamento do bloco europeu complique mais a tomada de decisões.



Esta quinta-feira foi atribuído à Ucrânia o estatuto de candidata à União Europeia, e também à Moldova, após uma reunião do Conselho Europeu. Um momento importante e “histórico” para a Ucrânia, como referiu o Presidente do país, Volodimir Zelenski.

Trata-se de um passo importante para a Ucrânia, ainda para mais no contexto actual da guerra com a Rússia. No entanto, a atribuição do estatuto de candidata é apenas um dos obstáculos que a Ucrânia tem de ultrapassar até conseguir entrar na União Europeia. O processo de adesão pode arrastar-se durante anos.

A Comissão Europeia apresentou seis passos que a Ucrânia tem de cumprir para progredir com o processo de adesão. Entre esses passos estão a implementação de leis que assegurem a selecção de juízes qualificados, limitar a influência dos oligarcas e melhorar o seu registo em investigações, acusações e condenações por corrupção.

Porém, com o conflito a prolongar-se e sem fim à vista, o Governo de Kiev admitiu ao The Washington Post que vai ser difícil avançar com algumas das reformas necessárias.

Depois há uma barreira no caminho da Ucrânia e dos restantes países que almejam há anos conseguir entrar no bloco europeu. É que a vontade de alargar a União Europeia é, quando muito, modesta. Os Estados-membros que simbolicamente concederam o estatuto de candidata à Ucrânia podem querer abrandar o processo de adesão.

Um rascunho das conclusões da cimeira dos líderes europeus a que o Post teve acesso assinala que a adesão da Ucrânia pode depender da “capacidade” do bloco de “absorver novos membros”.

Alguns países, nomeadamente os da Europa Ocidental, estão preocupados com o facto de a entrada de um novo membro poder complicar ainda mais a tomada de decisões e desnivelar a balança do poder no seio da União Europeia para a Europa Central e para a Europa do Leste.

Ler mais
PUB