Pressão sobre a Rússia é “praticamente uma agressão”, diz Putin

Presidente russo discursou na cimeira da União Económica Eurasiática.



O Presidente russo, Vladimir Putin, afirmou esta sexta-feira que a pressão de alguns países “hostis” é “praticamente uma agressão” à Rússia.

“As vantagens da política de integração são agora especialmente evidentes na actual situação internacional complexa, em condições de praticamente uma agressão por parte de alguns Estados hostis”, disse, na cimeira da União Económica Eurasiática.

Vladimir Putin garante que o aprofundamento da parceria com todos os Estados da UEE, organização económica regional que também integra Arménia, Bielorrússia, Cazaquistão e Quirguistão, é uma prioridade para a Rússia.

Sobre o acordo provisório de comércio livre entre a UEE e o Irão, actualmente em vigor e que Putin apoiou, o líder russo referiu que este fez aumentar de 73,5% em 2021 para 5 mil milhões de dólares (mais de 4600 milhões de euros ao câmbio actual) o comércio entre as duas forças.

Putin referiu-se ainda às questões de segurança alimentar, pedindo aos países da UEE que prestem atenção a este problema: “Os nossos países dão um contributo importante para a solução destes problemas, e a Rússia e todos os membros da nossa organização comportam-se com a maior responsabilidade.”

Ler mais
PUB