Presidente da Europa? Portugueses apoiariam Angela Merkel

Pesquisa do European Council on Foreign Relations mostra que Portugal está entre os três países que escolheriam a chanceler alemã para um cargo de líder da UE, ultrapassando Emmanuel Macron.



Os portugueses estão entre os três primeiros povos europeus que escolheriam Angela Merkel para um cargo de “presidente” da Europa. A opção foi revelada numa sondagem levada a cabo pelo European Council on Foreign Relations. O grupo de estudos internacionais fundado em 2007 e com sede em Londres realizou uma pesquisa em 12 países europeus sobre “o que esperam os europeus depois das eleições na Alemanha” com base na saída de Angela Merkel, de 67 anos, do cargo de chanceler.

Uma das perguntas feitas mostra que a maioria das pessoas questionadas, nomeadamente os holandeses (58%), espanhóis (57%) e portugueses (52%), “votariam em Angela Merkel em vez de Emmanuel Macron” para um cargo de “presidente” da Europa. Curiosamente, na preferência entre a chanceler alemã e o chefe de estado francês, os alemães surgem na sexta posição.

Outra pesquisa diz respeito à confiança dos europeus na defesa dos interesses económicos da União Europeia, na salvaguarda de Direitos Liberdades e Garantias e relações diplomáticas. Segundo o mesmo estudo, 36% do total dos inquiridos nos 12 países europeus dizem estar confiantes em relação à Alemanha em matérias como economia e finanças; 35% confiam em Berlim na defesa de democracia e direitos humanos; 25% nas relações com os Estados Unidos; 20% nas relações com a Rússia e 17% nas relações com a República Popular da China.

Ler mais
PUB