Pelo menos 920 mortos em sismo no leste do Afeganistão

O sismo teve uma magnitude de 5,9 na escala de Richter e provocou 600 feridos. Autoridades afegãs acreditam que dezenas de pessoas estão presas debaixo dos escombros de edifícios que colapsaram.



O leste do Afeganistão foi atingido esta quarta-feira por um sismo de intensidade 5,9 na escala de Richter que causou pelo menos 920 mortos e 600 feridos. O epicentro do sismo ocorreu a 44 quilómetros da cidade de Khost, localizada perto da fronteira com o Paquistão, segundo os dados divulgados pelo US Geological Survey.

Nesta altura as autoridades afegãs estimam que dezenas de pessoas estejam presas debaixo dos escombros dos edifícios que colapsaram após o forte abalo.

O responsável do Governo talibã pelos desastres naturais, Mohammad Nassim Haqqani, revelou que a maioria das mortes foi registada na província de Paktika. Também foram reportadas mortes na cidade de Khost e na província de Nangarhar.

Até ao momento, ainda não foram divulgadas mortes ou danos no Paquistão.

O sismo foi sentido por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia, de acordo com a agência sismológica europeia EMSC.

Esta catástrofe natural surge numa altura em que o Afeganistão enfrenta uma grave crise económica desde que os talibãs assumiram o poder em Agosto do ano passado, após a retirada das tropas norte-americanas.

Ler mais
PUB