O leste do Afeganistão foi atingido esta quarta-feira por um sismo de intensidade 5,9 na escala de Richter que causou pelo menos 920 mortos e 600 feridos. O epicentro do sismo ocorreu a 44 quilómetros da cidade de Khost, localizada perto da fronteira com o Paquistão, segundo os dados divulgados pelo US Geological Survey.
Nesta altura as autoridades afegãs estimam que dezenas de pessoas estejam presas debaixo dos escombros dos edifícios que colapsaram após o forte abalo.
O responsável do Governo talibã pelos desastres naturais, Mohammad Nassim Haqqani, revelou que a maioria das mortes foi registada na província de Paktika. Também foram reportadas mortes na cidade de Khost e na província de Nangarhar.
Até ao momento, ainda não foram divulgadas mortes ou danos no Paquistão.
O sismo foi sentido por 119 milhões de pessoas no Afeganistão, no Paquistão e na Índia, de acordo com a agência sismológica europeia EMSC.
Esta catástrofe natural surge numa altura em que o Afeganistão enfrenta uma grave crise económica desde que os talibãs assumiram o poder em Agosto do ano passado, após a retirada das tropas norte-americanas.