Oliver Daemen será a pessoa mais jovem de sempre no espaço

Estudante holandês vai embarcar no voo inaugural da Blue Origin com o bilionário Jeff Bezos.



Oliver Daemen, um estudante holandês de 18 anos, vai tornar-se a pessoa mais jovem de sempre no espaço a 20 de Julho: dia em que vai embarcar no voo inaugural da Blue Origin com o bilionário Jeff Bezos.

O jovem, portador de uma licença de piloto privada, terminou o ensino secundário em 2020, e é o primeiro passageiro da nave da Blue Origin, embora não seja o vencedor do leilão de um assento a bordo. Este, que garantiu a sua vaga por 28 milhões de dólares, pediu para permanecer anónimo e voará numa missão futura devido “problemas de agenda”.

Oliver Daemen, filho de um multimilionário, vai juntar-se ainda ao irmão de Jeff Bezos, Mark, e à pioneira da aviação norte-americana Wally Funk, de 82 anos, que será a pessoa mais velha no espaço e que na década de 60 foi rejeitada para o programa de astronautas por ser mulher.

O voo deverá durar 11 minutos, permitindo aos passageiros “flutuarem” em ambiente de microgravidade e observarem a curvatura do espaço, e irá ocorrer no dia em que se completam 52 anos sobre a chegada dos americanos, e dos dois primeiros humanos, à superfície da Lua.

No domingo, o multimilionário Richard Branson concluiu o primeiro voo espacial da Virgin Gallactic, empresa que fundou.

Ler mais