Obiang vence eleições e prepara sucessão por Obiang

O mais antigo presidente no mundo vai ser reeleito para um sétimo mandato e preparar a subida do filho ao poder num país que vive do petróleo e é gerido com mão de ferro.



O Partido Democrático da Guiné Equatorial (PDGE), do presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, deverá ter vencido as eleições presidenciais, legislativas e municipais realizadas no último fim de semana, obtendo mais de 98% dos votos, quando estavam contabilizadas quase metade das assembleias de voto, segundo dados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior do país. O CPDS, de Andrés Esono Ondo, e o PCSD, de Buenaventura Monsuy Asumu, obtiveram 1,34% e 0,35% dos votos, respectivamente.

De acordo com a lei, os resultados finais da eleição serão anunciados este sábado. Confirmando-se a tendência, Teodoro Obiang, de 80 anos, será eleito para um novo mandato de sete anos, o sexto, aprofundando a sua posição como o chefe de Estado que há mais anos está em funções no mundo, exceptuando monarcas. No entanto, de acordo com os observadores, não deverá completar, passando o testemunho ao filho, Teodoro Nguema Obiang Mangue, que é, actualmente, e manter-se-á como vice-presidente.

Leia o artigo na íntegra na edição do NOVO que está, este sábado, dia 26 de Novembro, nas bancas.

$!Obiang vence eleições e prepara sucessão por Obiang
Ler mais