Mais de 1% da população da Alemanha está infectada com covid-19

País registou mais de 74 mil novos casos e 390 mortes nas últimas 24 horas. Menos de 70% da população alemã tem a vacinação completa.



Mais de 1% da população da Alemanha está infectada com covid-19, adiantou esta sexta-feira o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.

O país registou 74.352 novos casos e mais 390 mortes nas últimas 24 horas e, de acordo com os cálculos do Instituto Robert Koch (RKI), cerca de 925.800 pessoas na Alemanha são consideradas activamente infectadas com o vírus.

“Se todos os adultos alemães estivessem vacinados, não estaríamos nesta situação difícil”, declarou o ministro aos meios de comunicação locais.

Spahn falava um dia depois de os líderes estaduais e federais terem anunciado novas duras medidas que visam sobretudo as pessoas não vacinadas, a quem vai ser negada a entrada em estabelecimentos de bens e serviços considerados não essenciais, restaurantes, recintos desportivos e espaços culturais.

Jens Spahn, que provavelmente deixará o cargo na próxima semana, quando o novo executivo alemão de centro-esquerda tomar posse, é contra a obrigatoriedade de vacinação, tendo deixado claro que votaria contra a medida - um projecto de lei sobre a vacinação obrigatória será submetido ao parlamento, para entrar em vigor em Fevereiro ou Março do próximo ano.

Cerca de 68,8% da população alemã tem a vacinação completa, ao passo que o Governo definiu 75% como objectivo mínimo.

Ler mais
PUB